Alguns vão se perguntar: O que é um Brasão?
Segue o que o dicionario nos explica:"Um brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias,clãs,corporações,cidades,regiões e nações.
O desenho de um brasão é normalmente colocado num suporte em forma de escudo que representa a arma de defesa homónima usada pelos guerreiros medievais.
...Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas. Tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de os homenagear e às suas famílias. Com o passar do tempo, como era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas, assim sendo, somente os heróis ou a nobreza possuíam tal ícone e o poderiam transmitir a seus descendentes.
Brasões de família: representam, em sentido restrito, o chefe de uma família e, em sentido lato, o conjunto da família.
Segue então a imagem do nosso Brasão e seu significado:
Significado do nosso Brasão: Arte Heráldica: Termos Utilizados
- BRICA: Pequeno espaço quadrado, de esmalte do campo do escudo, localizado junto ao canto direito do chefe, e que serve para diferençar as linhagens dos filhos segundo das dos primogênitos.
- PAQUIFE: Ornatos que, nascendo do elmo, guarnecem o escudo de Um lado e outro.
- BANDA: Listão diagonal no BRASÃO, traçado do alto da esquerda para a direita.
- VIEIRA: Ornato concoidal ( CONCHA ).
- CUNHA: Peça de ferro ou de madeira que se introduz em uma brecha.
- PELICANO: Símbolo da abnegação ( lealdade ).
Nosso Brasão foi nos concedido da seguinte maneira:
Brasão de Armas de JOAQUIM JOZÉ DE SEQUEIRA CORREA E CUNHA, FIDALGO CAVALEIRO E COMENDADOR NAS ORDENS DE CRISTO E DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, concedido pelo Rei DOM JOÃO VI, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro aos doze do mês de julho do ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1818.
A Carta de Brasão, na forma que aquí vão brasonadas, divisadas e iluminadas com cores e metais, segundo se acham registradas no LIVRO DO REGISTRO DAS ARMAS DA NOBREZA E FIDALGUIA DE MEUS REINOS, que tem Portugal MEU PRINCIPAL REI DE ARMAS. A saber:
• UM ESCUDO ESQUARTELADO. No primeiro quartel as ARMAS DOS SEQUEIRAS, que são em campo azul cinco VIEIRAS de ouro estendidas de preto.
• UM ESCUDO ESQUARTELADO. No primeiro quartel as ARMAS DOS SEQUEIRAS, que são em campo azul cinco VIEIRAS de ouro estendidas de preto.
- No segundo quartel as ARMAS DOS CORREAS, que são em campo de ouro fretado de correias de vermelho repassadas umas por outras.
- No terceiro as ARMAS DOS CUNHAS que são em campo de ouro nove CUNHAS de azul de ferro, firmadas e postas em três palas.
- No quarto quartel as ARMAS DOS GOMES que são em campo azul um PELICANO ferindo com o bico o peito e dando a três filhos o sangue que dele corre.
Elmo de prata aberto guarnecido de ouro.
Paquife dos metais e cores das ARMAS.
Timbre dos SEQUEIRAS que são quatro penachos com uma VIEIRA no meio e por diferença uma BRICA de prata com uma banda vermelha.
magnifico!!!
ResponderExcluir